sábado, 14 de setembro de 2013

As delícias e as angústias do primeiro outfit

Olá, leitores!

Sei que já faz um bom tempo desde a minha postagem de "estreia" do blog. Mas é que ando um pouco sem tempo/ânimo para escrever.

Mas hoje resolvi escrever pra dividir alguns sentimentos bons e ruins quanto à entrada no mundo da moda Lolita, em especial na montagem do primeiro outfit.


1º) O preço do sonho


duplica_chan e sery-chan, da EGL Live Journal.
http://egl.livejournal.com/13246568.html
Acho que a parte mais difícil de se jogar nas lolitices é ter que pagar por elas depois. Meu controle emocional em relação às compras está meio que rachando D:

Na verdade eu sempre fui consumista, sempre gostei de comprar roupas e coisas que me fazem me sentir mais bonita, mais "eu mesma"; mas nunca me enrolei com contas ou dívidas. Talvez por ter vivido e aprendido com as dificuldades dos meus pais em oferecer a mim e ao meu irmão todo o conforto e agrados que eles podiam nos dar (brinquedos, roupas, passeios, comidinhas que a gente queria, essas coisas que crianças pedem), eu aprendi a controlar bem os meus gastos de uma forma que eu poderia comprar quase tudo o que eu queria, mas seguindo aquela famosa frase: "cada coisa ao seu tempo".

No entanto, pela moda lolita ser tão linda e não muito barata, eu tenho me assustado com os meus impulsos. Aiiiinda não me enrolei, ainda bem. Mas que é algo viciante e delicioso comprar e vestir um item da moda... Aaah, isso é!





2º) A insegurança

"Será que eu vou conseguir coordenar essa meia com esse vestido?".
"Será que esse modelo de blouse é adequado?"
"E se o sapato não servir?"
"E se minhas encomendas foram extraviadas?"
"E se me chamarem de ita?!"

Essas com certeza têm sido minhas maiores inseguranças. Mesmo lendo bastante e buscando opiniões de veteranas, eu sempre me pego na incerteza de que alguma coisa não vai combinar. Aconteceu com a meia e com o sapato.

Para o meu outfit, eu comprei um sapato branco para usar com meia branca, mas simplesmente não gostei do resultado. Fiquei meio jururu, porque o sapato já tinha vindo muito maior do que o meu pé - comprei número 23 na Bodyline, já que o 22,5 tinha esgotado, e achei que uma palmilha resolveria. Ele veio enorme pra quem calça 33 BR hahahaha D: mas estou tentando bolar um jeito de usar palmilhas de All Star com alguma daquelas palmilhas de planta do pé, já que não tenho a intenção de vendê-lo no momento (ele é tão lindo!). :(

Sapato branco que eu comprei na BL.
Lindo, confortável, mas grande para o meu pé :( (na foto ele tá brilhando 8D mas ele é off white).


As angústias quanto às encomendas e quanto à opinião alheia ainda persistem, também. Por mais que eu tenha consciência de que, em primeiro lugar, eu tenho que me sentir bem com o que eu visto; eu me preocupo sim com o que vão achar de mim, principalmente outras lolitas. Isso vem da minha insegurança em saber se estou coordenando bem, na verdade. Acho que eu não deveria me preocupar tanto, afinal, sou eu quem compra minhas roupas xD mas é algo mais forte que eu. É importante pra mim eu estar minimamente dentro das guidelines do estilo.


3º) A "solidão"


:'(
http://stockfresh.com/image/1643363/sad-japanese-girl

Existem muitas lolitas no Brasil? Existem. E eu ainda tenho a sorte de morar numa cidade próxima à cidade de São Paulo, onde eu acho que a maioria das lolitas se encontram e onde há mais meetings e festivais de cultura japonesa/eventos de anime acontecendo também. Mas não ter um grupo de amigas lolitas para me acompanhar nestes eventos, ou para conversar comigo sobre a moda, ou para me ajudar a me vestir (eu ainda não tenho prática, então sabem como é, me enrolo toda na hora de me vestir, hahaha), me deixa um pouco triste. Nem me considero um exemplo de timidez, na real, mas acho que tenho dificuldades para fazer amizades, sim. Principalmente quando há muitos grupos de pessoas. Sempre acho que não sou bem vinda nesses grupos >.< Tenho muito medo de me sentir deslocada num Meeting Nacional, por exemplo.

(Ainda bem que conheci a Annah Hel, que tem me ajudado muito ultimamente, me dando pitacos bons sobre a moda e me deixando tagarelar sobre lolitices  *-* Obrigada, Annah!)

4º) Coordenar itens
Meu jumperskirt by Le Carrousel <3

Já disse que tenho dificuldades em coordenar itens? Eu tenho. Não sou exatamente o exemplo da criatividade, e a moda em si (tanto o estilo lolita quanto qualquer outro) tem muito disso. O que tem me ajudado é buscar referências em fotos e opiniões de outras meninas. Mas mesmo assim, sempre fico meio pé atrás. O meu JSK preto com bolinhas brancas, por exemplo, na minha cabeça, só fica bom com o set blouse branca + meia branca com sapato preto OU meia preta com sapato branco + acessórios em preto e branco (tipo lacinhos, wristcuffs) + bolsa preta + headbow combinando com o vestido. E só. Não sei ainda coordenar o meu JSK com outros itens. E eu queria tanto ser capaz de "transformar" uma peça de algum subestilo em outro (por exemplo, de sweet para classical, de classical para gothic, e por ai vai)...


No momento, estou tentando dar uma ousadinha de leve, trocando as cores da meia e do sapato (meia preta com sapato branco), já que, como disse, não pretendo vender meu sapato branco ainda. Até que gostei do resultado, provando em casa. Acho que é um bom sinal, não? :s


5º) Sonho realizado


Weeeeee!
http://www.carouselofcrowns.com/2010/01/26/photo-post-san-francisco-lolita-gather-for-holiday-tea/
Por enquanto, só falei de sentimentos ruins, né? Mas querem saber? No final das contas, montar o meu primeiro outfit, pra mim, tem sido mágico!

Quem me conhece há um pouco mais de tempo, sabe que tenho esse desejo desde muitos anos. E por isso, toda vez que eu provo um novo item do meu outfit, eu me sinto um pouquinho mais preenchida de um sentimento bom de "sonho sendo realizado" e claro, mais bonita. Será que existe alguma lolita no mundo que se sinta feia quando veste suas roupas favoritas da moda? Eu duvido!


Agora fiquei curiosa sobre vocês! Quais foram/estão sendo suas maiores inseguranças e prazeres na hora de vestir lolita?



9 comentários:

  1. Sua fofa! ^^ Pode sempre falar à vontade de lolitices. haha :3

    Respondendo à pergunta do post, logo que comecei a pesquisar sobre moda lolita e reunir itens eu acho que fiquei um pouco sobrecarregada com a quantidade de detalhes que são necessários em um outfit. Também estava preocupada em receber críticas muito pesadas, porque a comunidade virtual era um bocado intimidadora. Mas no fim deu tudo certo *-*
    As coisas mais fantásticas sobre moda lolita, para mim, foi primeiro conhecer pessoas tão fofas, dedicadas e apaixonadas por esse hobby. E ter aprendido a costurar! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era BEM intimidadora. Às vezes eu até tinha medo de fazer alguma pergunta estúpida e ser zoada. Tenho a impressão de hoje está mais traquilo...

      Aaaaah *-* você sabe que eu tenho inveja de você por você saber costurar, não é? Deve ser tão divertido mimii

      Obrigada por comentar, Annah! *-*

      Excluir
  2. Eu estou na mesma fase e sofrendo. Só que eu tenho menos receio das críticas, que certamente virão, do que de ficar parecendo FEIA, VELHA e GORDA. Eu já não sou muito bonita, nem muito jovem e nem magra, tenho medo da silhueta acentuar essas características. =( A ansiedade vai crescendo conforme estou negociando minhas primeiras peças com a Le Carrousel.

    E o dinheiro. Estou sem trabalho fixo e mesmo assim tou comprando essas coisas. Eu devo estar mesmo maluca. Mas tem tanto, mas tanto tempo que quero usar lolita, que não consigo me controlar. Espero só não me arrepender!

    Por fim, os sapatos Body Line são muito grandes. Eu calço 33/34 e o 22,5 certamente equivale a um 35.

    E é isso, fico feliz que apesar de tudo vc está satisfeita com suas escolhas! *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DUVIDO alguma menina ficar feia vestindo moda lolita. Pode até não ter a pele mais bonita do mundo, os traços mais simétricos, mas meninas sempre ficam lindas de lolita. É o que eu acho, pelo menos.

      Por isso eu super apoio você continuar na moda, sem se preocupar se vai ficar feia ou não. Tenho certeza absoluta que você vai ficar muito bonita!

      Sobre os sapatos da Bodelinha... Caramba, viu. Eu medi meu pé no papel e, se eu tiver medido certo, acho que deu uns 22cm, 22,5cm, algo assim. Quando eu comprei o 23cm e ele chegou, eu nem precisei pôr no pé pra saber que ele ia ficar enorme :( espero dar um jeito pra poder usá-lo, porque to morrendo de dó de vender mimimi

      Muito obrigada por comentar, Tanko! *-*

      Excluir
  3. Acho que o "problema" de alguns sapatos da BL é que a fôrma deles é larga. Funciona super bem pro meu pé rechonchudo ;)

    Me identifiquei mais com o 3º item! As vezes em que tentei conhecer melhor a comunidade nacional irl me fizeram lembrar que sou muito tímida. Parece que todos já se conhecem e eu sou uma estranha.

    Ah! E eu acho que esse vestido preto-e-branco ia ficar uma gracinha com sapatos e acessórios vermelhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uuuuhm, bom saber, Shirayukin! Meu pé, além de pequeno, é meio magrinho. Mas o problema desse sapato, em especial, é que ele é grande de comprimento mesmo :( Mas bom saber, bom saber! Assim já posso me lembrar de arranjar meias mais grossas antes de comprar outro sapato da bodelinha hahaha

      Tenho a impressão que a maioria das lolitas que estão "entrando" nas comunidades agora sente isso. Eu concordo com você, parece que todas já se conhecem e é um pouco difícil querer se enturmar :(

      Que tal fazermos um "meeting das lolitas tímidas e desenturmadas"? É um jeito de a gente se enturmar, pelo menos! :D - Agora, sobre como vai ficar a história da timidez eu não sei... hahhahahaha

      Sabia que eu to esperando um sapato que encomendei da BL (dessa vez tamanho 22.5)? Vou experimentar, talvez fique bom com o vestido *-* obrigada pela dica!

      E muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Sou muito a favor desse meeting! haha
      Espero que seu sapato novo dê certo (:

      Excluir
  4. oi fofa, eu achei que esse post resumiu bem a angústia daquele comecinho em lolita xD
    queria seguir o blog, mas nao consigo porque não tem barrinha de seguidores ; _ ; se você colocar, avisa pra mim lá no meu pra eu voltar e te seguir!
    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chadias! Obrigada por visitar o meu blog *-*
      Já adicionei a barrinha de seguidores. Obrigada pela dica!

      Volte sempre <3

      Excluir