O que é Moda Lolita?

Não, não tem nada a ver com o livro "Lolita" de Vladimir Nabokov, obra consagrada e conhecida pelo apelo sexual que o autor emprega a uma garota de 12 anos. Pelo contrário.

A moda Lolita é uma moda urbana alternativa que surgiu na década de 80, no Japão. Foi inspirada na elegância, doçura e recatez com que crianças, garotas e mulheres se vestiam durante a Era Vitoriana. Apesar de o estilo ter surgido do outro lado do mundo, hoje em dia a moda já está mais difundida no ocidente, inclusive no Brasil.

É fácil identificar uma "lolita". Lolitas usam, basicamente, algumas peças obrigatórias do estilo. São: anágua, saia ou vestido (pode ser o Jumperskirt/JSK, que é um vestido de alças normalmente usado com uma blusa por baixo; ou um Onepiece/OP), headwear (aí se incluem headdresses, arcos com laços/headbows, acessórios de flores/corsages, boinas, chapéus, etc.), meias, sapato estilo "bonequinha", bolsa, e acessórios como brincos, pulseiras e colares - de acordo com cada subestilo (sim, a moda Lolita tem subestilos!).

Para simplificar, observe a imagem da "Anatomia Lolita":


http://kawaiikei.blogspot.com.br/p/ibbon-fashion-contest-moda-lolita.html



GUIDELINES ou NÃO É "LOLITA" QUANDO:

- O vestido/saia é muito curto: o comprimento normalmente aceitável é na altura do joelho. Pode ser um pouco - muito pouco - mais curto, mas o comprimento tem que ultrapassar a altura da metade da coxa. Se o vestido ou saia for curto, não é lolita por um motivo simples: como dito, a moda foi inspirada na "recatez" da Era Vitoriana.

- Usa-se saia ou vestido sem anágua: a anágua é fundamental e obrigatória para o estilo. É ela que dá a silhueta de um outfit lolita.

http://lecafeshop.blogspot.com.br/2012/06/os-7-pecados-nacionais-lolita-1.html

- A qualidade dos tecidos das roupas e aviamentos deixa a desejar. Em lolita, priorizar a qualidade dos tecidos e aviamentos é fundamental. O tecido mais usado pelas lolitas é o algodão, tanto nas roupas quanto nas rendas. Tecidos lustrosos podem até ficar bons em um outfit lolita, mas é raro. Passe longe dos cetins! Eles dão um aspecto de "fantasia da 25 de março" na roupa.

- Usa-se qualquer sapato/bolsa: não é qualquer modelo de sapato ou bolsa que se encaixam na moda. A preferência é que os sapatos tenham uma modelagem parecida com as de "sapato de boneca", com o bico arredondado. Usar Allstar, ou scarpin, ou qualquer outro modelo desse tipo em lolita, por exemplo, é inaceitável - a não ser em um traje "inspirado" em lolita.  Não pretendo me alongar muito sobre isso neste artigo, mas se ainda restar dúvidas ou curiosidade, recomendo ler este artigo sobre os modelos de sapato e de bolsas apropriados para a moda lolita publicado no blog Le Café.


Tea Party Shoes: modelo de sapato comum no estilo Sweet Lolita. Mas há muitos outros!


- Cuidados com o cabelo e pele são deixados de lado: isso não chega a ser uma regra, porque é algo muito pessoal. Mas meninas que se vestem de lolita também costumam cuidar bem da saúde da pele, dos cabelos e da aparência em geral - seja magra ou gorda, baixinha ou alta, negra ou branca. Como eu disse, não é uma regra. Mas no resultado final de um outfit, quando o cabelo e a pele estão tão bem cuidados quanto a escolha das roupas, faz bastante diferença.


SUBESTILOS:

A moda lolita tem algumas sub-divisões. São elas:


Sweet Lolita

A mais "famosa" sub-divisão, o Sweet Lolita costuma remeter à infantilidade e doçura, tanto na cor das roupas quanto no modelo delas. As garotas que se vestem de sweet lolita querem parecer verdadeiras bonequinhas. Rosa, azul, verde mint, lilás, amarelo claro são comuns nessa subdivisão. Preto e branco também são (eu sou prova disso, hehe), mas ainda são cores consideradas "perigosas". Entenda o porquê nessa postagem do blog Reino de Morango.  Estampas de bichinhos e doces são comuns no Sweet Lolita.

Alguns exemplos:











  • Sweet Lolita OTT : é um subestilo do subestilo. O Sweet Lolita OTT ("over the top") é um sweet lolita com muitos acessórios, principalmente no cabelo. É comum também, no Sweet OTT, a presença de perucas coloridas.








Classic Lolita

O Classic Lolita é mais "maduro" do que o Sweet. Remete mais à elegância do estilo. As cores mais usadas são as vinho, preto, marrom, bege, além de off white, dentre outras (inclusive as cores claras, como azul e rosa). As estampas mais comuns no Classic Lolita são as florais. Brands conhecidas: Innocent World, Mary Magdalene, Juliette et Justine, Victorian Maiden. 





Gothic Lolita

Esse subestilo é simplesmente lindo. Mas não pense que tem algo a ver com a moda gótica (e toda aquela coisa pesada e "sangrenta"). Em Gothic Lolita, as roupas são mais "dramáticas", normalmente em preto, azul, vermelho... As rendas e as texturas estão sempre presentes, já que não há a presença de muitas estampas no estilo. Esse é uma sub-divisão bastante difícil de coordenar, principalmente se você quiser agregar algum tecido lustroso. Brands conhecidas: Moi-même-Moitié, Atelier Pierrot, Metamorphose temps de fille. 





Kuro e Shiro Lolita

"Kuro" vem de "kuroi" que, em japonês, significa "preto". "Shiro" vem de "shiroi', que é o mesmo que "branco". Ou seja: é um subestilo limitado a uma dessas cores. O modelo de roupas do estilo Shiro, de acordo com o site Hellolace.net, remetem ao Classic Lolita ou ao Sweet. Já o Kuro remete alguns elemento do Gothic ou do Classic. 






Há muitos, muitos outros subestilos, como o Punk Lolita, o Deco Lolita, o Sailor Lolita, o Guro Lolita, o Hime Lolita, Ero Lolita... Se eu postar sobre todos eles, esse artigo não vai acabar nunca! Por isso, se você se interessar em conhecer mais, pode dar uma olhada neles no site Hellolace.net. 

Se ainda restar dúvidas sobre o que é Moda Lolita, há uma infinidade de blogs sobre a moda que podem dar mais detalhes.

Espero que tenham gostado! Até mais!

Fontes das imagens: Google, Hellolace.net, Tumblr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário